Acessibilidade em eventos – Pense nisto!

Cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil, segundo dados do IBGE. Por este motivo, pensar na questão de acessibilidade dos eventos tornou-se uma necessidade muito importante. Um evento com segurança é realizado com a utilização de alguns itens básicos como separadores de fila, grades de proteção e outros.

Para te ajudar a pensar em pontos que vão promover a acessibilidade em seu evento, separamos algumas dicas importantes. Confira:

Estrutura

Além do ambiente interno do evento, devemos nos preocupar com as áreas externas de um evento.

Pense em sinalizar as vagas preferenciais de estacionamento  com separador de fila para garantir que as pessoas com dificuldade de locomoção estejam próximas às entradas principais do evento.

A  locação de rampas é mais uma prestação de serviços muito útil  que pode ser contratada na promoção de um evento. Essa estratégia é uma alternativa para locais com muitas escadas que receberão pessoas com mobilidade reduzida.

Acessibilidade em eventos - Pense nisto!

Lembre-se que um vão livre de 80cm é o tamanho mínimo  para que uma cadeira de rodas possa se locomover sem problemas.

Locais que possuam buracos ou que possam apresentar algum tipo de perigo devem estar sinalizados e isolados com gradil para eventos, unifila ou ainda cavaletes e cones.

Utilize serviços online

Use a tecnologia! Sites e aplicativos podem automatizar processos, como por exemplo o de inscrição. Este ato fará com que os portadores de necessidades especiais não precisem se deslocar em longos trajetos e em terrenos irregulares.

Treine sua equipe 

Uma equipe bem treinada vai garantir que seu evento seja de fato acessível. Os colaboradores devem ser capazes de identificar, orientar e ajudar as pessoas com dificuldades de locomoção e com outras necessidades especiais.

Leve em consideração contratar um intérprete em libras, pois isso promoverá a inclusão da comunidade surda.

Tenha uma boa comunicação 

A comunicação é uma importante ferramenta na organização de eventos. A utilização de placas de sinalização, por exemplo, serve para evitar acidentes e guiar os participantes dentro de um local.

Em um evento com acessibilidade, pensar em uma boa comunicação deve ser uma tarefa a ser planejada com ainda mais atenção para evitar acidentes.

Considere também o aluguel de separador de fila, para evitar tumultos em filas e delimitar espaços.

Encontre uma empresa de confiança 

Atualmente, diversas empresas online disponibilizam o aluguel de equipamentos como organizadores de fila e grade de contenção, e a Organizadores de Fila é uma delas.

A grande vantagem de fazer a locação dessas ferramentas conosco é que além de você melhorar a experiência dos participantes na realização de um evento, você também não terá que se preocupar com transporte e armazenagem de nenhum tipos desses produtos. Confira!

 

[compartilhamento]