Retorno das aulas: como professores, alunos, pais e funcionários devem agir?

Há muita polêmica envolvendo o assunto sobre o retorno das aulas na rede pública e privada. Afinal, muitas questões estão envolvidas nessa pauta, que estão entre, adaptações e até mesmo a espera da vacina no combate ao coronavírus. Desde o início da pandemia a recomendação era evitar aglomerações colocando organizadores de fila e grades de proteção até mesmo em locais de serviços essenciais, o que teria mudado para que acontecesse essa flexibilização?

Acompanhe o blog da Organizadores de Fila e entenda mais sobre o possível retorno das aulas nas escolas.

Os números sobre o coronavírus

No dia 09 de Agosto de 2020 o Brasil atingiu a marca de 100 mil mortes ocasionadas pelo novo coronavírus, conforme divulgação da Organização Mundial da Saúde. Mesmo diante desses números o retorno das aulas nas redes públicas e privadas entraram em pauta, afinal, o primeiro semestre de 2020, as escolas foram obrigadas a fecharem, e alunos de diferentes idades tiveram que se adaptar para continuar estudando em casa.

Podemos definir esse momento de 2020 com essa palavra: Adaptação. São muitos processos de adaptações que nós estamos passando para enfrentar da melhor maneira essa pandemia. Quer representatividade melhor de adaptação do que o esquema do cone drive thru para vacinação? Pois é, são medidas necessárias e emergenciais para promover a saúde, até porque a última vez que uma pandemia tomou proporções tão grandes em nosso país, foi há 100 anos atrás com a gripe espanhola.

O retorno das aulas

O retorno das atividades escolares estão sendo levados em considerações fatores específicos de cada região, ou seja, para São Paulo pode ser uma data diferente do que para o Rio de Janeiro, por exemplo. De qualquer forma, é preciso tomar medidas de proteção para as crianças e familiares: Uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento social com auxílio de locação de organizadores de fila, entre outras milhares de ações necessárias que precisam ser estudadas.

Um dos assuntos que causa maior polêmica é sobre a diferença do estudo particular e o público. Recentemente, após as prefeituras do ABC Paulista terem afirmado que não devem retomar as aulas presenciais neste ano letivo, o Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo) ameaça entrar na Justiça caso municípios com autorização para reabrir as unidades optem por mantê-las fechadas mesmo adotando medidas de como organizar fila na escola, por exemplo.

Na capital, o prefeito Bruno Covas (PSDB) informou que escolas públicas e privadas vão abrir na mesma data. Segundo o plano estadual de flexibilização da quarentena, as regiões que estiverem na fase amarela por pelo menos 28 dias poderão retomar atividades como aulas de reforço e recuperação já no próximo mês, em 8 de setembro. A previsão é de que as aulas presenciais retornem dia 7 de Outubro com auxílio de grade de isolamento para evitar aglomerações, álcool em gel, palestras sobre higiene pessoal e muito mais.

Qual a importância da Organizadores de Fila na retomada das aulas?

O intuito da Organizadores de Fila sempre foi evitar aglomerações e promover a segurança de diferentes ambientes. Por isso, há anos buscamos meios de atender cada vez mais esse público de forma qualificada e com equipamentos seguros. Navegue em nosso site e veja também aluguel de cones de sinalização, locação de unifila, cavaletes de sinalização, entre outros equipamentos.

[compartilhamento]